Livros


Relação de Livros de Minha Autoria

Guia Prático para Redação Científica. 2015. Um livro que o GUIA durante a redação de um texto científico, seja TCC, Dissertação, Tese ou Artigo de nível internacional. Apresenta 13 conceitos necessários para a composição de um bom texto e posteriormente 40 passos para você seguir. Inicia com o planejamento da pesquisa e conclui com o acompanhamento do impacto do artigo. Do passo 13 ao 30 você estrutura o texto e o traz para o estilo científico. Nesses 18 passos o livro lhe diz o que precisa saber para cada um deles, o que deve executar e lhe responde as dúvidas mais comuns. 268 p.

Elabore Projetos Científicos Competitivos. 2014. Livro junto com o Dr. Rodrigo Egydio Barreto. Aprenda a construir um projeto de boa qualidade. Uma abordagem crítica sobre a ciência brasileira na era da inovação. Abordamos os projetos como elemento essencial para uma boa ciência e não apenas como um meio de se obter dinheiro. Falamos sobre a criação da ideia, sua estruturação lógica para o objetivo, delineamento da pesquisa e redação em bom estilo científico. Ao final, questões gerais sobre Finanças no Projeto e o Após a Submissão (o que fazer se foi negado?). 177 p.

Dicionário Crítico para Redação Científica. 2013. Definições e conceitos de utilidade ao cientista. São 750 definições, numa postura crítica que procura adequar termos às transformações mais recentes da ciência na Era da Comunicação. Temas abordados: Ciência, Filosofia da Ciência, Etica, Epistemologia, Lógica, Metodologia, Estatística, Pós-graduação, Cienciometria e Biblioteconomia.  216 p.

Ciência: da filosofia à publicação. 2013. Uma obra completa sobre o fazer ciência. Na parte 1 é apresentada uma breve história filosófica da ciência empírica. Na parte 2, os 12 capítulos em formato de perguntas & respostas discorrem sobre o excitante processo de fazer ciência. Todas as etapas da pesquisa científica são abordadas. Atenção especial é dada à formação de cientistas. 377 p.

Método Lógico para Redação Científica. 2011. Uma exposição sintética e didática do Método Lógico desenvolvido e usado por Gilson Volpato para a construção de um artigo científico internacional. Nas páginas na direita, cada prancha resume um conceito; nas da direita, uma breve explicação sobre cada conceito. São 147 pranchas organizadas de forma a mostrar como construir uma ciência e uma pesquisa sólida, a lógica de um texto científico e a construção de um artigo/tese com qualidade internacional. 320 p.

Estatística Sem Dor!!! 2011. Uma linguagem simples para um assunto não tão simples. Uma leitura da estatística a partir da lógica simples do pensamento. Basicamente, duas grandes questões: como escolher o teste estatístico e como interpretar os resultados desses testes. [Esgotado... estamos preparando a 2ª edição]

Dicas para Redação Científica. 2010. São 245 dicas lógicas e de comunicação que tornarão seu texto mais sólido, claro e agradável ao leitor. Dicas estruturadas em função de etapas da pesquisa e partes do texto científico. 152 p.

Pérolas da Redação Científica. 2010. Contém 101 conceitos (e conselhos) equivocados que assolam os corredores da ciência nacional. Em cada uma delas o autor apresenta sua origem, demonstra seu equívoco e mostra as implicações para a redação científica. 188 p.

Administração da Vida Científica. 2009. Uma aplicação de conceitos da Ética e da Administração na vida cotidiana dos cientistas brasileiros. Mostra como conceitos da Administração e da Gestão podem auxiliar o cientista a enfrentar o caos do dia a dia nas instituições brasileiras, driblando a bagunça externa e a interna. Tudo isso regado com posturas éticas imprescindíveis. 142 p.

Publicação Científica. 2008. Um livro dedicado à atividade da publicação. Suas bases lógicas e operacionais, incluindo discussão sobre a avaliação da atividade científica e meios lógicos para efetivar uma publicação de bom nível. [4ª edição em preparação]

Bases Teóricas para Redação Científica... por que seu artigo foi negado? 2007. Conheça as origens e os motivos de nossos erros na estruturação e redação de textos científicos. Dos principais erros teóricos são mostradas as implicações para a redação científica. Erramos na redação porque pensamos errado. 123 p.

41 comentários:

  1. Prezado professor,
    Foi um grande prazer me deparar com esse blog na rede. Seus textos e vídeos têm feito parte de minha formação e tenho certeza que me tornei uma melhor pesquisadora com seus ensinamentos.
    Aproveito a oportunidade para perguntar onde consigo comprar online o livro "Estatística sem dor!". Atuo nessa área atualmente e seria de grande valia ter esse livro como base para ensinar melhor meus alunos. Na Best Writing ele está sempre esgotado.
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me pela demora. Todos os meus livros são vendidos pela www.bestwriting.com.br, mas esse livro está agora completamente esgotado. Sairá edição nova, expandida, até ~março/14.

      Excluir
  2. Professor Gilson,
    parabéns pelo teu trabalho. Assisti um vídeo no qual tu fostes entrevistado e agora estou buscando o Dicionário Crítico para Redação Científica. Um abraço aqui de Porto Alegre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo. O dicionário você encontra na best writing. Infeizmente nem todo mundo está entendendo a importância desse dicionário, mas para mim ele é um balizador de conceitos da redação e pode tirar muitas dúvidas dos cientistas. Um ex., em estatística, ele dá muitas dias de que teste usar, quando usar, como fazer um delineamento etc. Faz isso com várias áreas (redação, publicação etc.)... espero que goste e perceba essa beleza desse livro. Mas tem uma coisa... tudo é bem sintético!!

      Excluir
  3. Professor Gilson tem previsão para a nova edição do livro "publicação científica" tentei comprar mas está esgotado.
    Abs Laiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane, ainda estou sem previsão, por total falta de tempo para escrever. Estou terminando um livro sobre projetos e outro com uma síntese mais elaborada do Método Lógico, além de outros projetos.

      Na sexta edição de meu livro Ciência: da filosofia à publicação, publicado em 2013, tenho dois capítulos bem atuais sobre publicação científica, com muitas informações sobre o tema. Acho que seria suficiente, além de todos os outros capitulo. É o livro que mais se assemelhas aos cursos que ministro.

      Excluir
    2. Desculpe-me, por favor... Laiane (não Lidiane)!!!!

      Excluir
  4. Olá Professor,

    Gostaria de comprar o Livro "Estatística sem dor". Já está disponível?

    Grata,

    Talita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, esse livro ainda está esgotado. Estamos preparando a segunda edição... no momento, aguardo material do meu coautor. Mas espero ainda conseguir que ele saia em 2014. Desculpe-nos pela demora.

      Excluir
  5. Olá Talita, ainda estamos trabalhando na segunda edição do Estatística Sem Dor!!! Acredito que até maio estará à venda. Abraços e obrigado pelo interesse.

    ResponderExcluir
  6. Olá professor Gilson Volpato, tudo bem?
    Gostaria de deixar aqui meu profundo agradecimento ao senhor.
    Seus vídeos sobre redação científica reacenderam a chama pela ciência na minha vida. Desde então a minha redação científica melhorou muito e a minha concepção de ciência mudou completamente.
    Recomendo os seus materiais a todos que encontro nos corredores da universidade. Tenho todos os seus livros! Continue nos ajudando a sermos melhores cientistas!
    Grande Abraço!

    Prof. Ms. Marcelo Baldi.

    ResponderExcluir
  7. Olá profº! Há data prevista para lançamento do livro "Estatística sem dor"?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sem previsão, mas estamos lutando para não passar de setembro ou início do outubro. Estamos agora terminando um livro sobre redação de projetos de pesquisa e um sobre meu método lógico. Em seguida vem o Estatística... será reescrito, com mais esquemas e simplicidade, incluindo alguns outros testes!! Abraços!

      Excluir
  8. Olá professor Gilson, boa tarde.

    Tem previsão para publicação do título "estatística sem dor"? Gostaria muito de adquiri-lo.
    Fique com Deus.
    Sds.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sem previsão, mas estamos lutando para não passar de setembro ou início do outubro. Estamos agora terminando um livro sobre redação de projetos de pesquisa e um sobre meu método lógico. Em seguida vem o Estatística... será reescrito, com mais esquemas e simplicidade, incluindo alguns outros testes!! Abraços!!

      Excluir
  9. Boa noite professor!
    Me indicaram seu livro " Estatística sem dor" para facilitar meus estudos, porém não o encontro para vender... teria alguma forma de eu conseguir adquirí-lo? ele está disponível online?
    Desde já agradeço sua atenção e aguardo ansiosa por sua resposta!
    Atenciosamente, Mariane

    ResponderExcluir
  10. Olá Mariane, estamos lutando para concluir a segunda edição ainda neste ano. Está esgotado. Desculpe-nos, mas esperamos que a edição expandida e revisada valha a espera.

    ResponderExcluir
  11. ola meu nome é Darli , meu filho esta no 3 ano de meteorologia da Usp e está precisando muito do livro Dicas para redação científica Porque não somos citados? 2 edição de 2006. E não estamos encontrando em lugar nenhum. Pode me ajudar? por favor, me da uma luz.... muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição do livro está esgotada. O que encontrará será a terceira edição do livro Dicas para Redação Científica, que pode ser adquirido na livraria Best Writing. Basta clicar no título do livro no início desta página do Blog e será conduzida para a livraria.

      A terminação do título "por que meu artigo foi negado" não é desse livro, mas do meu livro Bases Teóricas para Redação Científica: por que meu artigo foi negado. Este também poderá ser encontrado, junto com todos os meus outros livros, nessa mesma livraria.

      Se tiver dificuldades, volte a entrar em contato.

      Excluir
  12. Olá professor. Que livro teu o senhor me recomendaria para me ajudar a elaborar meu projeto de pesquisa e em seguida minha monografia de graduação?

    ResponderExcluir
  13. Aconselho a leitura de meu livro "Elabore Projetos Científicos Competitivos", publicado em Set/2014, junto com o Rodrigo Barreto. Ele trata de vários pontos sobre a construção de um bom projetos científico, incluindo como escrevê-lo.

    Para a Monografia, aconselho um dos livros abaixo:
    Bases Teóricas para Redação Científica
    Método Lógico para Redação Científica
    Dicas para Redação Científica

    Atenção: muitos orientadores de Monografias usam referenciais nacionais, completamente anacrônicos e equivocados. O que eu coloco nos meus livros seguem o perfil de publicações internacionais de bom nível.

    ResponderExcluir
  14. Olá professor! Alguma novidade sobre o lançamento do aguardado "Estatística sem dor"?
    Um abraço,
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ainda trabalhando nele... mas sai neste primeiro semestre e esperamos que esta nova edição compense a espera!!

      Excluir
  15. Olá Volpato! Gostaria de saber se seus livros algum dia serão disponibilizados nos formatos digitais para lermos em tablets e/ou smartphones.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson, pretendo sim ter cada um deles também em versão digital, pois facilitaria muita coisa para muita gente. Como eu tenho estado super atarefado nos últimos 2 anos, minhas tentativas de fazer os livros digitais não têm dado certo. Até iniciei, mas por falta de tempo a conversação acabou parando. Minha previsão é que poderei me dedicar 100% às questões da redação e metodologia científica a partir de julho de 2016, quando me desligo da universidade (inicialmente apenas licença-prêmio, caminhando para aposentadoria). Com isso, poderei manter uma ação mais "profissionalizada", com apoios e tempo para administrar tudo... e, nesse caso, os livros digitais, bem como meus cursos online (Formação de cientistas + Formação de professores de redação científica), que já estão completamente estruturados, serão prioridades. Abraços!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia, recebi sua pergunta por e-mail, mas não consta seu email para eu poder retorná-la. Caso prefira, posso responder por aqui.

      Excluir
  17. Boa tarde Professor Gilson. Onde posso encontrar o livro "Estatística Sem Dor" para comprar? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está completamente esgotado. Quando a próxima edição sair, será vendido pela www.bestwriting.com.br

      Excluir
  18. Está com a edição inteira esgotada. Estou trabalhando na segunda edição, mas cada hora aparece algum problema que me impede de concluir. Estou lutando para que saia ainda em 2015.

    ResponderExcluir
  19. Professor Gilson, por favor. Publique logo o Livro Estatística sem Dor. O Brasil inteiro está atrás desse livro... é simplesmente impossível achar a última edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela cobrança. Ela serve de incentivo. O apreço que você coloca ao livro me impulsiona ainda mais. O problema é apenas de tempo e note que eu acabo trabalhando direto, independente de final de semana ou feriado. Reduzindo minhas viagens sobrará um pouco mais de tempo para eu concluir esse livro, que ainda pretendo que saia neste ano.

      Excluir
  20. Também estou aguardando ansiosamente esse livro!!! 2015 já está quase acabando...será que você consegue publicar esse ano ainda professor? Mantenha-nos informados!! Tem muitas pessoas atrás desse livro, acho que irá esgotar num piscar de olhos, não quero perder a oportunidade de tê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou também ansioso para concluir essa segunda edição do Estatística. O problema é que o pouco tempo que me sobra nos finais de semana são usados integralmente para resolver questões pontuais, não restando um período maior para entrar de cabeça no livro. Com isso vai postergando de um final de semana para outro. A partir desta semana começo a viajar menos (apenas um curso por semana) e aí me sobra mais tempo na semana para me dedicar ao livro. São tantas pendências que não consigo nem me mexer direito... mas estou mesmo empenhado em concluir ainda neste ano. Certamente todos saberão quando for lançado! Obrigado pelo incentivo.

      Excluir
  21. Olá Professor. Onde posso encontrar seu livro "Dicas de redação científica"? Estou procurando, mas nem em sebo estou encontrando!
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia, envie um email para contato@bestwriting.com.br e diga que precisa de um exemplar. Acho que eles têm para lhe fornecer (não está à venda, mas deve ter sobrado um ou outro livro). Faça isso rápido. Obrigado pelo interesse em meus livros. Abraços.

      Excluir
  22. Olá, professor Gilson. Há previsão de lançamento da 2a edição do livro "estatística sem dor"

    Obrigada

    Kênia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia, estou neste momento trabalhando nela. Minha previsão é terminar ainda nesta semana, de forma que consiga publicá-la ainda em março.

      Excluir
  23. Oi Professor, já podemos ter acesso ao livro "Estatística sem dor"?
    Um abraço,
    Obrigada.
    Hortência Melo

    ResponderExcluir
  24. Oi Professor, já podemos ter acesso ao livro "Estatística sem dor"?
    Um abraço,
    Obrigada.
    Hortência Melo

    ResponderExcluir